Resumo Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia
Paulo Freire - Educador, filósofo e pedagogo.
Nova escola
Muito criticado por mostrar a realidade da educação como doutrinação e apresentar um caminho humanitário e transformador para ela. (Neoliberalismo)
Defende a Educação para a consciência crítica, transformação do mundo e autonomia intelectual.
Seus princípios:
- O conhecimento é um processo em transformação
- É indispensável relacionar os conhecimentos escolares com a vida dos alunos e com a realidade
- Os saberes que os estudantes trazem de suas experiências devem interferir na dinâmica da sala de aula.
- Professores e alunos devem realizar pesquisa e produzir conhecimento na escola, transformando saberes e contribuindo com a sua comunidade com base em suas reflexões e descobertas.
- Ética
- Respeito à dignidade
- Estímulo da autonomia dos estudantes
O professor também é um aprendiz e aprende enquanto ensina. Todos aprendem com todos!
Uma pedagogia que faz os educandos assumirem como sujeitos do processo da construção de conhecimento. (protagonistas)
Devemos ser vigilantes a tudo que vai contra estes valores:
Solidariedade, colaboração, respeito, ética, criatividade, gosto pela experimentação, risco, inovação
Pedagogia da autonomia - Paulo Freire
Primeiras palavras
Todo conhecimento é inacabado, processo é contínuo e sempre questionável até de si mesmo. O próprio ser humano é um projeto inconcluso.
Nos humanizamos quando relacionamos os conhecimentos com o mundo e não somente nos adaptamos e nos restringimos.
Princípios fundamentais da Pedagogia da Autonomia
Consciência mágica ou ingênua - atribui um conhecimento superior a tudo, a pessoa se sente dominada e subjugada por uma força que ela não se sente capaz de compreender e interferir. A pessoa se rende a uma autoridade detentora do saber e resta se submeter aquele modelo educacional autoritário.
Consciência Crítica - se interessa pela trama de relações que provocam os fenômenos, os conhecimentos interferem no mundo e o mundo interfere nos conhecimento
Toda a educação é política
Constata que não há neutralidade na educação.
Para a escolhas dos temas, conteúdos (projeto político pedagógico), são necessários alguns questionamentos como, o que a escola está ensinando? porque? pra que fim? com que objetivo?qual o sentido ? se existem tantos conhecimentos no mundo quais fora os critério para escolher isso e aquilo não? quais são os valores incorporados nos livros didáticos? os alunos são incentivados a farem o quê com os conhecimentos escolares?
Projeto político pedagógico é realizado com base em visão de mundo e uma escolha política
Escola democrática todos participam ativamente da redação e da revisão do PPP.
Escola autoritária o PPP é redigido unicamente pelos especialistas
Liberdade, Diversidade e ética
Se trata de ética aquela que não confunde pureza com puritanismo, anti moralismo, não mentir.
A forma de usar a ética dentro da sala de aula é pelo exemplo, respeito ao outro sem acusar e julgar, conviver com as diferenças de compreensões dos fatos.Ter consciência das divergências.
Vocação ontológica do ser mais: ele quer dizer que enxerga potencialidades amplas, nos homens e nas mulheres que tem a capacidade unica de pensar e transformar a sua vida a sua cultura e a sua história
Não há docência sem discência
É na prática que os saberes se confirmam, se modificam e se ampliam.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou construção.
O professor reaprende o conteúdo da aula durante os processos de revisar, reestuda-lo, discuti-lo, corrigir os trabalhos dos alunos e de incorporar os questionamentos e as novas referências que eles trazem.
Aprender vem antes de ensinar.
Curiosidade Epistemológica: aquela curiosidade que se torna rigorosa e sustentada por um método de pesquisa.
P. Freire critica a educação bancária, aquela onde é depositado a informação na cabeça do educando e exigir que ele guarde na cabeça
Questões do tema
Ensinar exige
Primeiras palavras
Todo conhecimento é inacabado, processo é contínuo e sempre questionável até de si mesmo. O próprio ser humano é um projeto inconcluso.
Nos humanizamos quando relacionamos os conhecimentos com o mundo e não somente nos adaptamos e nos restringimos.
Princípios fundamentais da Pedagogia da Autonomia
Consciência mágica ou ingênua - atribui um conhecimento superior a tudo, a pessoa se sente dominada e subjugada por uma força que ela não se sente capaz de compreender e interferir. A pessoa se rende a uma autoridade detentora do saber e resta se submeter aquele modelo educacional autoritário.
Consciência Crítica - se interessa pela trama de relações que provocam os fenômenos, os conhecimentos interferem no mundo e o mundo interfere nos conhecimento
Toda a educação é política
Constata que não há neutralidade na educação.
Para a escolhas dos temas, conteúdos (projeto político pedagógico), são necessários alguns questionamentos como, o que a escola está ensinando? porque? pra que fim? com que objetivo?qual o sentido ? se existem tantos conhecimentos no mundo quais fora os critério para escolher isso e aquilo não? quais são os valores incorporados nos livros didáticos? os alunos são incentivados a farem o quê com os conhecimentos escolares?
Projeto político pedagógico é realizado com base em visão de mundo e uma escolha política
Escola democrática todos participam ativamente da redação e da revisão do PPP.
Escola autoritária o PPP é redigido unicamente pelos especialistas
Liberdade, Diversidade e ética
Se trata de ética aquela que não confunde pureza com puritanismo, anti moralismo, não mentir.
A forma de usar a ética dentro da sala de aula é pelo exemplo, respeito ao outro sem acusar e julgar, conviver com as diferenças de compreensões dos fatos.Ter consciência das divergências.
Vocação ontológica do ser mais: ele quer dizer que enxerga potencialidades amplas, nos homens e nas mulheres que tem a capacidade unica de pensar e transformar a sua vida a sua cultura e a sua história
Não há docência sem discência
É na prática que os saberes se confirmam, se modificam e se ampliam.
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou construção.
O professor reaprende o conteúdo da aula durante os processos de revisar, reestuda-lo, discuti-lo, corrigir os trabalhos dos alunos e de incorporar os questionamentos e as novas referências que eles trazem.
Aprender vem antes de ensinar.
Curiosidade Epistemológica: aquela curiosidade que se torna rigorosa e sustentada por um método de pesquisa.
P. Freire critica a educação bancária, aquela onde é depositado a informação na cabeça do educando e exigir que ele guarde na cabeça
Questões do tema
Ensinar exige
Rigorosidade
metódica
Não
tem nada a ver com o ato de transferir conhecimento, mas com aprendizagem
crítica, ensinar a pensar certo;
Desafiar
os alunos a duvidar, relacionar informações para enfim raciocinar em busca de
conclusões;
A leitura
verdadeira é aquela que compromete a inteligência e a
sensibilidade ao ponto de o leitor interferir no texto, pensar junto
com o autor, duvidar, reler, lutar com o texto e vencer junto com ele.
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Formação
a pesquisa
Professor-
pesquisador
Assuntos
atualizados, o saber é dinâmico.
|
Respeito
aos saberes dos alunos
Os
professores precisam conhecer a realidade dos alunos e conectar com os assuntos
e vivências nas escolas;
Usar
as disciplinas para entender e se envolver com os problemas de sua
comunidade.
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Criticidade
Curiosidade
crítica.
|
Estética
e ética
Decência e pureza;
Se mudar é uma possibilidade e um direito,
cabe a quem muda, assumir a mudança operada;
Caráter formador;
Todo pensar certo é radicalmente coerente;
Expressões corporais estão relacionada a
estética, onde demostramos nossas sinceras intenções.
|
A
Corporificação das Palavras pelo Exemplo
É preciso uma prática testemunhal que
confirme o que diz em lugar de desdizê-lo;
O professor não se contradiz;
Não conseguir distinguir uma crítica de uma
ofensa, confundem antagonista com inimigo, tem ódio de quem interpreta
diferente.
|
Lidar
com o novo
Risco;
Rejeição a qualquer forma de discriminação;
É preciso ter dialogo e não polêmica.
|
Reflexão
crítica sobre a prática
Os saberes da experiência são fundamentais,
mas não suficientes;
Supera o pensar ingênuo;
Decido, rompo, opto e me assumo.
|
Reconhecer
a identidade cultural
Os alunos se reconhecem com sujeitos históricos;
Todas as experiências são cheias de
significados e aprendizado, dentro e fora da escola;
O poder público também é formador ou deformador;
|
Não
é transferir conhecimento
Exige uma postura exigente, autocrítica e
penosa que temos que assumir com os outros.
|
Consciência
do inacabamento
As coisas não precisam necessariamente repetir;
Só existe vida onde há transformação;
|
O
reconhecimento de ser condicionado
As condições concretas condicionam (impõem
limites) mas não determinam a nossa ação;
Aceitar passivamente a realidade do mundo e
aceitar simplesmente, é uma fatalidade;
São as nossas escolhas que transformam um
lugar pior ou melhor.
|
Respeito
à autonomia do ser do educando
Professor que sufoca a liberdade e nega o
direito à curiosidade e o aquele que deixa os alunos fazerem tudo o que
querem, sem impor limites, ambos transgridem os princípios fundamentais da
ética.
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Bom
senso
Exercício e atitude de curiosidade do
professor; o bom senso nos alerta a perceber os alunos;
Os alunos devem participar das avaliações.
|
Luta
em defesa dos educadores
Lutas pelos direitos e dignidade dos
professores;
Professores muito negativos se sentem
desgastados e fracassados e desistem dos alunos;
Não podemos descontar nos alunos o que não
aceitamos diante de uma luta política;
Professores insatisfeitos deve deixar a
escola.
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Apreensão
da realidade
A memorização não á aprendizado e sim a criação
o a intervenção do aluno no mundo;
O aluno participa de cada raciocínio;
4 dimensões da relação educativa:
Sujeito/objeto/métodos e objetivos
Objetivo é o ponto alto!
A educação tem dimensões: políticas, éticas,
moral, artística, científica.
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Alegria
e esperança
Somos seres dá esperanças e muitas vezes
somos encorajados a desanimar.
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Convicção
de que a mudança é possível
O mundo não é, está sendo.
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Curiosidade
O professor precisar estar curioso sobre
seus alunos e os alunos nos professores;
Há limites éticos, não invadir a
privacidade de alguém.
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Segurança,
competência profissional e generosidade
Incompetência profissional desqualifica a
autoridade do profissional;
Autoridade deve fazer-se generosa e não arrogante.
|
Comprometimento
Não podemos ser omissos e neutros.
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Compreender
que a educação é uma forma de intervenção no mundo
Implica tanto o esforço de reprodução da
ideologia dominante quanto seu desmascaramento.
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Liberdade
e autoridade
|
Tomada
consciente de decisões
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Reconhecer
que a educação é ideológica
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Disponibilidade
para o diálogo
Não devemos desconhecer a televisão mas
devemos usá-la e discuti-la.
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Querer
bem aos educandos
|
Saber
escutar
Ouvir e falar, entre professor e aluno.
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