Resumo - Planejamento. Projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico - Vasconcellos, Celso S.

Celso S. Vasconcellos
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas.

Para se realizar um bom planejamento é necessário considerar três dimensões básicas:

  • A realidade
  • A finalidade
  • O plano de ação -  são guias de orientação para esta fase: objetividade, coerência e flexibilidade

Não nesta mesma ordem porque, diversas vezes, olhar primeiro a realidade desanima o grupo e iniciar com os sonhos seria mais animador, porém a avaliação da realidade precisa acontecer em algum momento do planejamento. 

Não é possível realizar um processo de ensino aprendizagem sem planejar, está inerente ao ser humano, sempre temos um plano e esse assunto é muito sério, precisa ser planejado com qualidade e intencionalidade.

Em alguns contextos o planejamento é encarado como um instrumento de controle sendo burocrático e autoritário, e nestes casos se o professor não consegue cumprir ele é incompetente. A redemocratização e o movimento da sociedade tem mudado esse quadro fazendo com que o planejamento seja um real instrumento de trabalho. 

O projeto político pedagógico é um dos produtos do planejamento (projeto curricular, projeto de ensino e aprendizagem, ) que podem ou não estar materializados em formas de documentos e o ideal é que estejam. Quando falamos do planejamento anual das escolas, temos como referência o projeto político pedagógico.

O projeto político pedagógico são os ideais daquele contexto e na hora do planejamento anual ele deve ser usado como algo vivo, como um termômetro para toda a comunidade escolar saber  se o trabalho está sendo planejado esta se aproximando dele ou não. Ele deve ser público e explicitado. 

Nas escolas o coordenador pedagógico é o responsável pelo processo de planejamentoÉ preciso prever momentos específicos para cada tipo de assunto e ser firme na coordenação. Às vezes, há uma tentação muito grande em ficar gastando tempo do planejamento com problemas menores, administrativos ou burocráticos. Então, é muito importante planejar o planejamento, reservando momentos específicos para cada assunto, e ser rigoroso no cumprimento dessa organização. Ele precisa ser um coordenador pedagógico forte, mas onde buscar apoio para se fortalecer? Em alguns casos, há o apoio da direção, mas é muito importante que ele faça parte de um grupo com outros profissionais no mesmo cargo para trocar experiências e sentir que não está sozinho nesse trabalho.

O autor sugere a reunião pedagógica semanal, com todos os professores daquele ciclo, daquele período. É um momento imprescindível para planejar um trabalho de qualidade com coerência entre os professores, além de ser um momento de socialização. 

As primeiras aulas, principalmente dos ensinos iniciais devem ser planejadas com mais cuidadosExistem estudos que mostram que a boa relação professor/aluno pode ser decidida nessas aulas. Há pesquisas que vão além e apontam os primeiros instantes da primeira aula como determinantes do sucesso da atividade docente. Então, se o professor tem de preparar bem todas as aulas, as primeiras precisam de mais cuidado. E não é só determinar os conteúdos a ser abordados, os objetivos a atingir e a metodologia mais adequada. É, sobretudo, se preparar, tornar-se disponível para aqueles alunos, acreditando na possibilidade do ensino e da aprendizagem, estando inteiramente presente naquela sala de aula, naquele momento.

Comentários

  1. Excelente resumo!!! Onde encontro o pdf deste livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém tem esse livro ainda? Necessito para um trabalho, mas não encontro em nenhum lugar.

      Excluir
    2. eu tenho ele digitalizado, deixem o email aqui quem quiser.

      Excluir
    3. Boa tarde, Fryda ou Thiago
      Ficaria imensamente grato se pudessem compartilhar comigo também:
      homo.demens.br@gmail.com

      Excluir
    4. Alguém, por gentileza, poderia disponibilizar esse livro em pdf pra mim? karlliny@outlook.com

      Excluir
    5. Poderia me enviar por favor? costajamila@hotmail.com

      Excluir
    6. Olá você poderia fazer a gentileza de me enviar o livro
      valdineioprado@gmail.com

      Excluir
    7. Por gentileza, poderiam me enviar tbm? estou precisando para um trabalho. raphael98fs@hotmail.com

      Excluir
    8. Olá também tenho interesse neste livro digitalizado . Se puder me disponibilizar fico agradecida.
      Meu email: julianacruzaltars78@gmail.com

      Att: Juliana S. da Silva

      Excluir
    9. Gente, alguém poderia me enviar o pdf do livro ? marianacgoliveira@outlook.com

      Excluir
    10. ESTOU precisando muito meu email wiltomarsd@gmail.com

      Excluir
    11. Por favor, também me envie por email o pdf. Meu email: martasusanymc@gmail.com

      Excluir
  2. Poderia me enviar também o pdf? obrigado. Meu email: johnatas_mota@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. favor enviar para olgamariaph@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia colegas!
    Poderiam compartilhar comigo também o pdf desse livro?l
    Estou estudando para um concurso .

    Feliz 2020 a todos!


    ancrismonbrr@gmail. com

    ResponderExcluir
  6. Olá, também gostaria do pdf.. alguém pode me ajudar? estefany_caetano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    Por gentileza, algum colega poderia me enviar o arquivo mencionado acima?
    Grata.
    lucianagp@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Também gostaria desse PDF se puder encaminhar ficarei muito agradecida

    ResponderExcluir
  9. Também gostaria desse PDF se puder encaminhar ficarei muito agradecida. e-mail: rose.gatufinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Também preciso muito desse livro, alguém poderia me enviar? Ficaria muito grata. Email prof,raquellucass@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Gostaria desse livro em pdf, alguem poderia me fornecer? email: daianeaml@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Eu agradeceria muito se me enviasse o PDF desse livro

    ResponderExcluir
  13. Eu também achei bem interessante e prático aguardo se caso algum de vcs puder enviar para mim, obrigado

    ResponderExcluir
  14. Gostaria do PDF do livro também.
    valescakarczeski1@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, também preciso! ficaria muito grata se pudesse enviar para o matusa.mendes@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Eu também gostaria do pdf. costajamila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Gostaria muito de receber o pdf - ednadf@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Gostaria muito de receber o pdf - ednadf@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. rafaelstrozi@id.uff.br
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Alguém aqui tem livros sobre planejamento educacional que possa me enviar? Agradeço imensamente! costajamila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Frida ou Thiago, poderia me disponibilizar o pdf deste livro. Desde já agradeço a atenção.
    profaanabraga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Prezada Fryda podes enviar o livro digitalizado: email: lidianesbraga@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Bom dia! Preciso muito desse livro. poderia me enviar também, por gentileza? facastropedagoga@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. alguém me envia por favor?!
    leidiane.aseng@ gmail.com

    grata!

    ResponderExcluir
  25. Fryda Sampaio Eu queria muito, se puder me envie por favor. carla-pinheiro@live.com

    ResponderExcluir
  26. Também gostaria de receber o pdf do livro, caso alguém possa me ajudar
    mottamaia@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  27. Poderia por gentileza me enviar o livro também, agradeço imensamente desde já. jacquetucunduva@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  28. Por favor! Poderia me enviar o PDF desse livro, to precisando muito.

    ResponderExcluir
  29. Peço que por gentileza, caso alguém já tenha recebido, por favor envia nesse email: katialohanna2@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Se alguem tiver me envia dayanadms@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Preciso deste livro. Poderia me enviar no email: gui.quimico.un ifal@gmail.com?

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho o livro pedir no meu email mayaradomingues220@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. gostaria do pdf . raquelbarro@yahoo.com muito obrigada

    ResponderExcluir
  34. Gostaria também de receber se algum colega puder disponibilizar. Slangebarbosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde. Algum dos colegas, por gentileza, poderia me enviar o livro em PDF? Desde já, agradeço. Meu e-mail é wesleygodess@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo - Avaliar para promover - Hoffmann, Jussara

Resumo - Saberes docentes e formação profissional - Tardif, M.