Resumo - Planejamento. Projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico - Vasconcellos, Celso S.
Celso S. Vasconcellos
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas.
Para se realizar um bom planejamento é necessário considerar três dimensões básicas:
Não nesta mesma ordem porque, diversas vezes, olhar primeiro a realidade desanima o grupo e iniciar com os sonhos seria mais animador, porém a avaliação da realidade precisa acontecer em algum momento do planejamento.
Não é possível realizar um processo de ensino aprendizagem sem planejar, está inerente ao ser humano, sempre temos um plano e esse assunto é muito sério, precisa ser planejado com qualidade e intencionalidade.
Em alguns contextos o planejamento é encarado como um instrumento de controle sendo burocrático e autoritário, e nestes casos se o professor não consegue cumprir ele é incompetente. A redemocratização e o movimento da sociedade tem mudado esse quadro fazendo com que o planejamento seja um real instrumento de trabalho.
O projeto político pedagógico é um dos produtos do planejamento (projeto curricular, projeto de ensino e aprendizagem, ) que podem ou não estar materializados em formas de documentos e o ideal é que estejam. Quando falamos do planejamento anual das escolas, temos como referência o projeto político pedagógico.
O projeto político pedagógico são os ideais daquele contexto e na hora do planejamento anual ele deve ser usado como algo vivo, como um termômetro para toda a comunidade escolar saber se o trabalho está sendo planejado esta se aproximando dele ou não. Ele deve ser público e explicitado.
Nas escolas o coordenador pedagógico é o responsável pelo processo de planejamento. É preciso prever momentos específicos para cada tipo de assunto e ser firme na coordenação. Às vezes, há uma tentação muito grande em ficar gastando tempo do planejamento com problemas menores, administrativos ou burocráticos. Então, é muito importante planejar o planejamento, reservando momentos específicos para cada assunto, e ser rigoroso no cumprimento dessa organização. Ele precisa ser um coordenador pedagógico forte, mas onde buscar apoio para se fortalecer? Em alguns casos, há o apoio da direção, mas é muito importante que ele faça parte de um grupo com outros profissionais no mesmo cargo para trocar experiências e sentir que não está sozinho nesse trabalho.
O autor sugere a reunião pedagógica semanal, com todos os professores daquele ciclo, daquele período. É um momento imprescindível para planejar um trabalho de qualidade com coerência entre os professores, além de ser um momento de socialização.
As primeiras aulas, principalmente dos ensinos iniciais devem ser planejadas com mais cuidados. Existem estudos que mostram que a boa relação professor/aluno pode ser decidida nessas aulas. Há pesquisas que vão além e apontam os primeiros instantes da primeira aula como determinantes do sucesso da atividade docente. Então, se o professor tem de preparar bem todas as aulas, as primeiras precisam de mais cuidado. E não é só determinar os conteúdos a ser abordados, os objetivos a atingir e a metodologia mais adequada. É, sobretudo, se preparar, tornar-se disponível para aqueles alunos, acreditando na possibilidade do ensino e da aprendizagem, estando inteiramente presente naquela sala de aula, naquele momento.
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas.
Para se realizar um bom planejamento é necessário considerar três dimensões básicas:
- A realidade
- A finalidade
- O plano de ação - são guias de orientação para esta fase: objetividade, coerência e flexibilidade
Não nesta mesma ordem porque, diversas vezes, olhar primeiro a realidade desanima o grupo e iniciar com os sonhos seria mais animador, porém a avaliação da realidade precisa acontecer em algum momento do planejamento.
Não é possível realizar um processo de ensino aprendizagem sem planejar, está inerente ao ser humano, sempre temos um plano e esse assunto é muito sério, precisa ser planejado com qualidade e intencionalidade.
Em alguns contextos o planejamento é encarado como um instrumento de controle sendo burocrático e autoritário, e nestes casos se o professor não consegue cumprir ele é incompetente. A redemocratização e o movimento da sociedade tem mudado esse quadro fazendo com que o planejamento seja um real instrumento de trabalho.
O projeto político pedagógico é um dos produtos do planejamento (projeto curricular, projeto de ensino e aprendizagem, ) que podem ou não estar materializados em formas de documentos e o ideal é que estejam. Quando falamos do planejamento anual das escolas, temos como referência o projeto político pedagógico.
O projeto político pedagógico são os ideais daquele contexto e na hora do planejamento anual ele deve ser usado como algo vivo, como um termômetro para toda a comunidade escolar saber se o trabalho está sendo planejado esta se aproximando dele ou não. Ele deve ser público e explicitado.
Nas escolas o coordenador pedagógico é o responsável pelo processo de planejamento. É preciso prever momentos específicos para cada tipo de assunto e ser firme na coordenação. Às vezes, há uma tentação muito grande em ficar gastando tempo do planejamento com problemas menores, administrativos ou burocráticos. Então, é muito importante planejar o planejamento, reservando momentos específicos para cada assunto, e ser rigoroso no cumprimento dessa organização. Ele precisa ser um coordenador pedagógico forte, mas onde buscar apoio para se fortalecer? Em alguns casos, há o apoio da direção, mas é muito importante que ele faça parte de um grupo com outros profissionais no mesmo cargo para trocar experiências e sentir que não está sozinho nesse trabalho.
O autor sugere a reunião pedagógica semanal, com todos os professores daquele ciclo, daquele período. É um momento imprescindível para planejar um trabalho de qualidade com coerência entre os professores, além de ser um momento de socialização.
As primeiras aulas, principalmente dos ensinos iniciais devem ser planejadas com mais cuidados. Existem estudos que mostram que a boa relação professor/aluno pode ser decidida nessas aulas. Há pesquisas que vão além e apontam os primeiros instantes da primeira aula como determinantes do sucesso da atividade docente. Então, se o professor tem de preparar bem todas as aulas, as primeiras precisam de mais cuidado. E não é só determinar os conteúdos a ser abordados, os objetivos a atingir e a metodologia mais adequada. É, sobretudo, se preparar, tornar-se disponível para aqueles alunos, acreditando na possibilidade do ensino e da aprendizagem, estando inteiramente presente naquela sala de aula, naquele momento.
Excelente resumo!!! Onde encontro o pdf deste livro?
ResponderExcluirEU TENHO.
ExcluirPode mandar por email?
ExcluirAlguém tem esse livro ainda? Necessito para um trabalho, mas não encontro em nenhum lugar.
Excluireu tenho ele digitalizado, deixem o email aqui quem quiser.
ExcluirBoa tarde, Fryda ou Thiago
ExcluirFicaria imensamente grato se pudessem compartilhar comigo também:
homo.demens.br@gmail.com
Alguém, por gentileza, poderia disponibilizar esse livro em pdf pra mim? karlliny@outlook.com
ExcluirPoderia me enviar por favor? costajamila@hotmail.com
ExcluirOlá você poderia fazer a gentileza de me enviar o livro
Excluirvaldineioprado@gmail.com
Por gentileza, poderiam me enviar tbm? estou precisando para um trabalho. raphael98fs@hotmail.com
ExcluirOlá também tenho interesse neste livro digitalizado . Se puder me disponibilizar fico agradecida.
ExcluirMeu email: julianacruzaltars78@gmail.com
Att: Juliana S. da Silva
Gente, alguém poderia me enviar o pdf do livro ? marianacgoliveira@outlook.com
ExcluirESTOU precisando muito meu email wiltomarsd@gmail.com
ExcluirPor favor, também me envie por email o pdf. Meu email: martasusanymc@gmail.com
Excluirlegal
ResponderExcluirtambém queria o pdf .
eu queria em pdf
ExcluirPoderia me enviar também o pdf? obrigado. Meu email: johnatas_mota@hotmail.com
ResponderExcluirfavor enviar para olgamariaph@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia colegas!
ResponderExcluirPoderiam compartilhar comigo também o pdf desse livro?l
Estou estudando para um concurso .
Feliz 2020 a todos!
ancrismonbrr@gmail. com
Olá, também gostaria do pdf.. alguém pode me ajudar? estefany_caetano@hotmail.com
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirPor gentileza, algum colega poderia me enviar o arquivo mencionado acima?
Grata.
lucianagp@gmail.com
Eu não recebi nada, ainda!😕
ResponderExcluirTambém quero receber por email
ResponderExcluireu tb quero
ResponderExcluirgilmar79campos@gmail.com
ResponderExcluirTambém gostaria desse PDF se puder encaminhar ficarei muito agradecida
ResponderExcluirTambém gostaria desse PDF se puder encaminhar ficarei muito agradecida. e-mail: rose.gatufinha@gmail.com
ResponderExcluirTambém preciso muito desse livro, alguém poderia me enviar? Ficaria muito grata. Email prof,raquellucass@gmail.com
ResponderExcluirGostaria desse livro em pdf, alguem poderia me fornecer? email: daianeaml@hotmail.com
ResponderExcluirEu agradeceria muito se me enviasse o PDF desse livro
ResponderExcluirroberto.robertinhw.castro@gmail.com
ExcluirEu também achei bem interessante e prático aguardo se caso algum de vcs puder enviar para mim, obrigado
ResponderExcluirGostaria do PDF do livro também.
ResponderExcluirvalescakarczeski1@gmail.com
Gostaria do PDF do livro também .
ResponderExcluirBoa noite, também preciso! ficaria muito grata se pudesse enviar para o matusa.mendes@gmail.com
ResponderExcluirEu também gostaria do pdf. costajamila@hotmail.com
ResponderExcluirFicarei grata com o PDF - sanjeli@hotmail.com
ResponderExcluirGostaria muito de receber o pdf - ednadf@gmail.com
ResponderExcluirGostaria muito de receber o pdf - ednadf@gmail.com
ResponderExcluireu quero absdavidfara@gmail.com
ResponderExcluirrafaelstrozi@id.uff.br
ResponderExcluirObrigado!
Alguém aqui tem livros sobre planejamento educacional que possa me enviar? Agradeço imensamente! costajamila@hotmail.com
ResponderExcluirFrida ou Thiago, poderia me disponibilizar o pdf deste livro. Desde já agradeço a atenção.
ResponderExcluirprofaanabraga@hotmail.com
Prezada Fryda podes enviar o livro digitalizado: email: lidianesbraga@gmail.com
ResponderExcluirBom dia! Preciso muito desse livro. poderia me enviar também, por gentileza? facastropedagoga@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiralguém me envia por favor?!
ResponderExcluirleidiane.aseng@ gmail.com
grata!
Fryda Sampaio Eu queria muito, se puder me envie por favor. carla-pinheiro@live.com
ResponderExcluirTambém gostaria de receber o pdf do livro, caso alguém possa me ajudar
ResponderExcluirmottamaia@prof.educacao.sp.gov.br
Poderia por gentileza me enviar o livro também, agradeço imensamente desde já. jacquetucunduva@outlook.com.br
ResponderExcluirPor favor! Poderia me enviar o PDF desse livro, to precisando muito.
ResponderExcluirPeço que por gentileza, caso alguém já tenha recebido, por favor envia nesse email: katialohanna2@gmail.com
ResponderExcluirSe alguem tiver me envia dayanadms@hotmail.com
ResponderExcluirPreciso deste livro. Poderia me enviar no email: gui.quimico.un ifal@gmail.com?
ResponderExcluirEu tenho o livro pedir no meu email mayaradomingues220@gmail.com
ResponderExcluirgostaria do pdf . raquelbarro@yahoo.com muito obrigada
ResponderExcluirGostaria também de receber se algum colega puder disponibilizar. Slangebarbosa@gmail.com
ResponderExcluirBoa tarde. Algum dos colegas, por gentileza, poderia me enviar o livro em PDF? Desde já, agradeço. Meu e-mail é wesleygodess@gmail.com
ResponderExcluir