Resumo Educação Integral no Brasil, inovações e processo- Moacir Gadotti

Moacir Gadotti  - educador, filósofo e presidente de honra do Instituto Paulo Freire.

Uma visão popular e transformadora

Educação Cidadã - "escola de comunidade, de companheirismo que vive a experiência tensa da democracia".

A educação é um ato de amor e de coragem
Educação Integral conceito

cap.1 Educação integral e tempo integral
No passado houveram filósofos e educadores que pensaram em uma escola integral entendendo que o ser humano é um ser de múltiplas dimensões que se desenvolve ao longo de toda vida.

Moacir analisa várias tendências pedagógicas, inspirando-se nas idéias de Paulo Freire para a construções de escolas e ensino aprendizagem
Educação Nova - direito biológico de cada indivíduo e como dever do estado deveria garanti-lo;
Escola Parque (Anísio Tiexeira)  - haviam escolas parques e escolas classes até 18 anos, visava alternar atividades intelectuais com atividades práticas.
Centros integrados a educação pública (Darcy Ribeiro)
Centros integrados de atendimento a criança (cieps) que mudou de nome e não de orientação para Centro de atenção integral a Criança (ciacs) - ambos englobavam em um mesmo espaço educação escolar, saúde, esporte, creche, educação para o trabalho, proteção especial à criança e desenvolvimento comunitário. O alunos eram estimulados a permanecerem na escola por tempo integral.
A implantação da não reporvação, avaliação por objetivos concluídos.
Projetos estes, muito criticados por introduzir um novo conceito de educação e a partir dai foi sendo inspirados outros projetos como Ceus de São Paulo em 2002. Os Ceus inspiram-se na concepção de equipamento urbano agregador da comunidade, com uma visão de educação que transcende a sala de aula e o espaço escolar. Os Ceus constituem-se em centros de experimentação educacional e de investigação, começando pelo mapeamento da realidade local, das condições socioculturais, econômicas, geográficas, históricas, como indicam os estudos sobre os Ceus.
Sociedade do conhecimento, é uma sociedade múltiplas oportunidade de aprendizagem.
Inclusão social, ongs são as maiores responsáveis por ajudar crianças de baixa renda terem acesso a essas múltiplas oportunidades de aprendizagem.
Escola de tempo integral e escola integral, não se pode pensar somente no quantitativo, mas qualitativo - a formação integral do ser humano, a escola integral precisa ser integral, integrada e integradora.
Porque escola escola de tempo integral?
1. a escola ampliou suas responsabilidades, assumindo também a proteção social.
2.LDB - direito de cidadania
Progressão continuada - a escola escolhe voluntariamente se tornar integral e se prepara para isso com os docentes, alunos, pais e comunidades. Ela precisa estar em constante transformação.
Objetivos da escola integral - sendo ou não de tempo integral

  1. Educar para e pela cidadania
  2. Criar hábitos de estudo de pesquisa
  3. Auxiliar hábitos alimentares e de higiene
  4. Suprimir a falta de opções oferecidas pelos pais ou famílias
  5. Ampliar a aprendizagem dos alunos além do tempo em sala de aula

Cap.2 O bairro, a cidade, a criança e a educação integralNão se pode falar de cidade educadora sem educação integral
A cidade de hoje está sendo construída somente para adultos e as crianças não tem espaço para brincar que não é somente um direito mas um dever.
Para uma educação integral precisamos de uma pedagogia da cidade articulada com uma cidade como pedagogia, isto é, uma cidade onde todos os seus espaços e agentes “assumam sua responsabilidade educativa no conjunto de um projeto conjunto”. (GÓMEZ-GRANELL; VILA, 2009, p. 16)
A cidade é o espaço das diferenças, da cultura e da educação
De acordo com Padillha, a educação precisa ser sociocultural e socioambiental, em todos os cantos. Foi com base nessa tese que criou o conceito de “Município que Educa”. Os conceitos de “Cidade Educadora”, “Município Educador Sustentável” e “Município que Educa” retomam o que o poeta grego Simônides já sustentava seis séculos antes de Cristo: “Polis andra didaskei”. (É a cidade que educa o homem).

Cap3. Tempo integral e qualidade sociocultural da educação
Ampliar a jornada escolar exige menos recursos do que se pode imaginar. Mas, exige muita imaginação, vontade política e integração de diversos programas, escolar está assentada no conceito de educação integral, que articula todas as ações do governo às demandas da população, entendendo que todas elas têm a ver, direta ou indiretamente, com a educação.
Avaliação constante dos professores e aperfeiçoamento é necessário para garantir progresso e qualidade. segundo Jussara vieira a profissão vive hoje uma crise profunda por professores tensionados por muitos fatores.
A escola é para todos, logo os alunos mais pobres sendo inclusos precisam de recursos e meios para acompanhar todo o processo de aprendizagem (condução, material, uniforme, alimentação
Precisamos da escola também para educar a cidade, o município, o país, para redistribuir renda, para construir uma nova cultura política, fundada no diálogo, na escuta, na vivência da democracia em todos os espaços sociais.

Cap4. Escola cidadã, cidade educadora e educação integral
Brasil - abandono gira em torno de 20% e a reprovação em torno de 40% e esse quadro custa mais caro para o país do que qualquer innovação.
Educação cidadã informal ou não, todos tem informação, se diminui a desigualdade.
Escola cidadã enraizada no movimento de educação popular comunitária, quem opera mudança é o coletivo e não somente governantes. Educadora quando todos os seus habitantes usufruem da mesmas oportunidades de formação, de desenvolvimento e de entretenimento que ela oferece.
Assim, cidade (civitas) é uma comunidade política cujos membros, os cidadãos, se autogovernam e cidadão é a pessoa que goza do direito de cidade. “Cidade”, “cidadão”, “cidadania” referem-se a uma certa concepção da vida das pessoas, daquelas que vivem de forma “civilizada” (de civilitas, afabilidade, bondade, cortesia), participando de um mesmo território, autogovernando-se, construindo uma “civilização”.
A relação educação cidadã e educação integral é fundamental.

O sonho da minha escola, diz Georges Snyders (1988, p. 210), em seu livro Alegria na escola, não é “suprimi-los” e substituí-los por uma “cultura extraescolar”, mas valorizá-los e buscar a alegria e a intensa “satisfação cultural” proporcionadas pela construção do saber elaborado.

Cap5. Inovações educacionais em processo
O autor apresenta algumas escolas que implantaram o conceito de tempo integral e de educação integral. Os quadros coloridos são as escolas que ele tem acompanhado ultimamente.
Apucarana (PR) Programa de educação integral, instituído por lei municipal
Leva em conta todos os aspectos cognitivos e político-sociais;
Quatro pactos foram aplicadas com a comunidade:  Pacto pela Educação, Pacto pela Responsabilidade Social, Pacto pela Vida e Pacto por uma Cidade Saudável.
Porto Alegre (RS) Cidade Escola
Ações voltadas para o dia a dia na comunidade.
Vitória (ES) Educação em tempo Integral
Oferece para os alunos do ensino infantil e fundamental, em situação de risco pessoal e social, assistência integral  por meio de um conjunto de políticas sociais integradas e articuladas pelo poder público municipal.
Ariquemes (RO) Escola solidária
 Tem o objetivo de promover a cultura do voluntariado, estimulando a participação das crianças e dos jovens. Com esse programa, o Instituto oferece o “Selo Escola Voluntária” às escolas que desenvolvem projetos que promovem o voluntariado educativo e a solidariedade, entendendo que o trabalho voluntário faz parte da formação integral do jovem.
Nova Iguaçu (RJ) Bairro escola
Inspirado nos princípios da Cidade Educadora;
Docentes em tempo integral;
Estagiários e estudantes do ensino médio e superior acompanham as crianças na mobilidade pelo bairro;
No bairro, agentes do Trânsito, da Defesa Civil, do Ordenamento Urbano, da Limpeza Urbana e da Saúde, atuam como educadores, na atenção voltada para a proteção da criança;
Sustenta-se no princípio da democracia participativa;
Novos espaços escolares;
Escola ensina e aprende com o bairro que ensina e aprende com a escola e se reinventam.
Belo horizonte (MG) Escolas Integradas, uma ampliação da Escola Plural de ARROYO
Tem por objetivo contribuir para com a melhoria da qualidade da educação, por meio da ampliação da jornada educativa dos alunos do ensino fundamental e com ações de formação nas diferentes áreas do conhecimento;
Uma ação do programa é o projeto “Colorindo meu caminho”: a escola oferece o cimento, a areia, a tinta e os moradores, em mutirão, vão reformando ruas, calçadas, pintando paredes, muros, casas, definindo, em conjunto, a cor da sua casa e aprendendo a viver em coletividade;
Osasco e Sorocaba (SP) Educação integral, escola cidadã, cidade educadora
Os CEUS, que oferece atividades educadoras para os além matriculados, alunos de baixa renda;
Programa da Escola Cidadã, compõe o cenário de inovações da política educacional: a elaboração do Projeto Eco-Político-Pedagógico com ampla participação popular; o fortalecimento da gestão democrática por meio dos Conselhos de Gestão Compartilhada e do projeto Sementes de Primavera; a reorientação curricular da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de adultos e a formação continuada de gestores, professores e funcionários;
“Escolinha do Futuro”, que tem como objetivo promover a inclusão social por meio de atividades esportivas a cerca de 10 mil crianças matriculadas no Ensino Fundamental;
“Programa de Educação Inclusiva”. A inclusão social é prioridade no atendimento às necessidades da população e reorganização da sociedade. Este Programa tem como eixos de trabalho formação, acessibilidade, assessoria à gestão da educação inclusiva, comunicação e informação com processos de diagnóstico, monitoramento e avaliação para inclusão educacional das pessoas com deficiência, produzindo novos conhecimentos e perspectivas de ação para a inclusão social de todos;
“Lego nas Escolas”, que usa kits de jogos para estimular o raciocínio lógico dos alunos, a partir de problemas e questões propostos por professores, transformando-os em protagonistas do aprendizado.
Programa Amigos do Zippy, destinado aos alunos da primeira série do Ensino Fundamental, busca desenvolver na criança um conhecimento de si, favorecendo a exploração das suas próprias emoções, sentimentos e subjetividades;
Programa Caravana da Cultura que articula diversas ações e alternativas de lazer e entretenimento nos bairros da cidade aos finais de semana, incluindo atividades recreativas, culturais e esportivas.

Cap6. Princípios da educação integral, integrada, integradora e em tempo integral
Surge o debate Co-responsabilização dos agente públicos da educação (prestação de contas, dar visibilidade às suas ações) favorecendo inovação educacional.
Princípio geral da educação integral é o da integralidade que refere-se à base da educação, que deve ser integral, omnilateral e não parcial e fragmentada. Também como princípio organizador do currículo escolar promovendo a integração de todos os conhecimentos de forma interdisciplinar, transdisciplinar, intercultural, intertranscultural e transversal, baseando a aprendizagem nas vivências dos alunos.
A educação integral proporciona a troca da formação do conhecimento simbólico pelo sensível. Além do conhecimento simbólico – linguístico, matemático – e do conhecimento sensível, da arte, da dança, da música, que nos ajuda a melhor conviver, a melhor sentir, existe o conhecimento técnico-tecnológico, que deve nos ajudar a melhor fazer, a sermos mais curiosos e criativos

Princípios e valores que o autor crê ser importante para a escola integral:

  1. Conectividade - escola-comunidade, escola-bairro, requalificação urbana, sensação de pertencimento, mobilização.
  2. Intersetorialidade - a articulação do projeto com as várias secretarias do governo municipal, integrando saberes e experiências de planejamento e de ação de cada setor, visando a um trabalho conjunto na concepção, implementação e na avaliação do projeto. Flexibilidade. Regime de colaboração.
  3. Interculturalidade e Intertransculturalidade. O conceito de interculturalidade é sinônimo de interação, troca e interdependência cultural. A diversidade é a grande riqueza da humanidade. Não existe hierarquia entre as culturas.
  4. Intertransdisciplinaridade -  o trabalho coletivo das diferentes disciplinas, associando os professores numa reflexão-ação comum.
  5. Sustentabilidade - Entendemos o conceito de sustentabilidade como suporte do Programa Bairro-Escola numa perspectiva ética voltada para uma cultura de paz e de justiça socioambiental. Trabalho e renda. Economia solidária. Requalificação urbana. Qualidade de vida
  6. Informalidade - A cidade precisa ser um lugar de encontro e de intercâmbio entre iguais e entre diferentes. Assim, a escola deverá tornar-se um grande espaço de vivências culturais e de produção coletiva do conhecimento contextualizado para um mundo justo, saudável e produtivo. A cidade precisa responsabilizar-se pelo destino da educação de seus filhos e pelas mudanças que a escola precisa fazer agora, urgentemente, neste início de milênio. Muitas crianças dizem que gostam mais de ir para a “escola da tarde”, porque é informal, porque é mais lúdica. Por que não transformar a “escola da manhã” também numa escola de boniteza e de ludicidade?





Comentários

  1. Existem erros de português que atrapalham a leitura, ao ponto de levar o leitor a desistir do conteúdo e buscar outra fonte. Meu caso.

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    1. Professor Beto, vc provavelmente deve ser professor de PORTUGUÊS, respeito-o, mas quanto a autora do resumo é professora de Educação Física, que se dane os erros, o que importa mesmo é o "resumo maravilho" que ela escreveu.

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  2. Obrigada pelo resumo ! Tanto este quanto os outros, têm me ajudando muito a estudar para concurso!

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  3. obrigada pelo resumo!
    Muito bom, me ajudou a relembrar conteúdos estudados na universidade.

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  4. Eu só tenho a agradecer-lhe por esse resumo maravilho, muito bem elaborado e que me ajudou muito nesse momento. Obrigada ...

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