Resumo - Dez novas competências para ensinar - Perrenoud,P
Philippe Perrenoud - sociólogo, referência entre professores pelas suas idéias pioneiras sobre profissionalização de professores e avaliação de alunos.
Essência da Obra:
O professor do passado já era, a aula de hoje não era a mesma de ontem.
Trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem são elementos que devem incrementados a cada dia na escola.
Competência é um saber necessário para que você alcance os objetivos.
Perrenoud separa grupos de competências, que não são novas, grupos de capacidades que irão fazer com que o professor, no cotidiano, tenha um desempenho melhor. Segue os grupos:
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
3.Conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam;
Essência da Obra:
O professor do passado já era, a aula de hoje não era a mesma de ontem.
Trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem são elementos que devem incrementados a cada dia na escola.
Competência é um saber necessário para que você alcance os objetivos.
Perrenoud separa grupos de competências, que não são novas, grupos de capacidades que irão fazer com que o professor, no cotidiano, tenha um desempenho melhor. Segue os grupos:
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
O professor é o gestor da sala de aula - Deve ter total controle do que acontece, no sentido de usar do seu meio e das coisas que acontecem em sua volta em favor do aprendizado.
- Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem.
- Trabalhar a partir das representações dos alunos.
- Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.
- Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas
- Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento
2.Administrar a progressão das aprendizagens;
Na
escola não se podem programar as aprendizagens humanas como a produção de
objetos industriais. O professor também precisa pensar na totalidade do
processo
- Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos
- situação problema (previamente identificado) pela classe;
- trabalhar em torno de uma situação concreta;
- tornar a situação um verdadeiro enigma a ser resolvido;
- os alunos não dispõem, no início, dos meios da solução buscada, devido à existência do obstáculo a transpor para chegar a ela. É a necessidade de resolver que leva o aluno a elaborar ou a se apropriar coletivamente dos instrumentos intelectuais necessários à construção de uma solução;
- trabalhar de acordo com a zona próxima -trabalhar com situações problemas não problemáticas, mas sim de acordo com o nível intelectual de seu aluno.
- Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.
- Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem
- Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
- Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão
- Rumo a ciclos de aprendizagem
Diante
de oito, três, ou até mesmo um só aluno, um professor não sabe necessariamente
propor a cada um deles uma situação de aprendizagem ótima. Não basta mostrar-se
totalmente disponível para um aluno: é preciso também compreender o motivo de
suas dificuldades de aprendizagem e saber como superá-las.
O prazer de aprender é uma delas, o desejo de saber é outra.
O professor tem que fazer parte na administração da escola.
7.Informar e envolver os pais;
8.Utilizar novas tecnologias;
9.Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão;
O professor deve dar a sua melhor aula, independente do que acontece com os dilemas da profissão.
10.Administrar a própria formação contínua.
“Seria importante que cada vez mais professores
se sentissem responsáveis pela política de formação contínua e interviessem
individual ou coletivamente nos processos de decisão”.
- Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma.
- Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto.
- Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades
- Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo
- Organiza-se subconjuntos
Como trabalhar com a motivação dos alunos?
- Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto avaliação.
- Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos (conselho de classe ou de escola) e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos
- Oferecer atividades opcionais de formação
- Favorecer a definição de um modo pessoal do aluno
Saber trabalhar eficazmente em equipe; saber discernir os
problemas que requerem uma cooperação intensiva, participar de uma cultura de
cooperação, estar aberto para ela, saber encontrar e negociar as modalidades
ótimas de trabalho em função dos problemas a serem resolvidos; saber perceber,
analisar e combater resistências, obstáculos, paradoxos e impasses ligados à
cooperação, saber se auto-avaliar, lançar um olhar compreensivo sobre um
aspecto da profissão que jamais será evidente, haja vista sua complexidade.
- Elaborar um projeto de equipe, representações comuns
- Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões
- Formar e renovar uma equipe pedagógica
- Enfrentar e analisar, em conjunto, situações complexas, práticas e problemas profissionais
- Administrar crises ou conflitos interpessoais
O professor tem que fazer parte na administração da escola.
- Elaborar, negociar um projeto da instituição
- Administrar os recursos da escola
- Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros
- Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos
Vemos a participação dos alunos, por um duplo ponto de
vista:
- é o exercício de um direito do ser humano, o direito de participar, assim que tiver condições para isso, das decisões que lhe dizem respeito, direito da criança e do adolescente, antes de ser direito do adulto;
- é uma forma de educação para a cidadania, pela prática.
Sendo assim:
- a capacidade do sistema educativo de dar, aos estabelecimentos e às equipes pedagógicas, uma verdadeira autonomia de gestão;
- a capacidade dos professores de não monopolizarem esse poder delegado e de partilhá-lo, por sua vez, com seus alunos.
- Competências para trabalhar em ciclos de aprendizagem
7.Informar e envolver os pais;
Informar e envolver os pais é uma palavra de ordem e, ao
mesmo tempo, uma competência.
- Dirigir reuniões de informação e de debate
- Fazer entrevistas
- Envolver os Pais na Construção dos Saberes
- utilizar editores de textos;
- explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino;
- comunicar-se à distância por meio da telemática;
- utilizar as ferramentas multimídia no ensino.
9.Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão;
O professor deve dar a sua melhor aula, independente do que acontece com os dilemas da profissão.
- Prevenir a violência na escola e fora dela
- Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais
- Participar da criação de regras da vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta
- Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula
- Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça
10.Administrar a própria formação contínua.
Segundo o autor administrar sua própria formação contínua é
uma coisa, administrar o sistema de formação contínua é outra. Este último
esteve durante muito tempo na dependência das administrações escolares ou de
centros de formação independentes, principalmente as universidades. A
profissionalização do ofício de professor recruta parceiros entre os poderes
organizadores da escola, dos centros independentes de formação e das associações
profissionais de professores.
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