Resumo - Dez novas competências para ensinar - Perrenoud,P

Philippe Perrenoud - sociólogo, referência entre professores pelas suas idéias pioneiras sobre profissionalização de professores e avaliação de alunos.

Essência da Obra: 
O professor do passado já era, a aula de hoje não era a mesma de ontem.
Trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem são elementos  que devem incrementados a cada dia na escola.

Competência é um saber necessário para que você alcance os objetivos.

Perrenoud separa grupos de competências, que não são novas, grupos de capacidades que irão fazer com que o professor, no cotidiano, tenha um desempenho melhor. Segue os grupos:

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem;

O professor é o gestor da sala de aula - Deve ter total controle do que acontece, no sentido de usar do seu meio e das coisas  que acontecem  em sua volta em favor do aprendizado.
  • Conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem.
  • Trabalhar a partir das representações dos alunos.
  • Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.
  • Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas
  • Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento

2.Administrar  a progressão das aprendizagens;
Na escola não se podem programar as aprendizagens humanas como a produção de objetos industriais. O professor também precisa pensar na totalidade do processo
  • Conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos

  1. situação problema  (previamente identificado) pela classe;
  2. trabalhar em torno de uma situação concreta;
  3. tornar a situação um verdadeiro enigma a ser resolvido;
  4. os alunos não dispõem, no início, dos meios da solução buscada, devido à existência do obstáculo a transpor para chegar a ela. É a necessidade de resolver que leva o aluno a elaborar ou a se apropriar coletivamente dos instrumentos intelectuais necessários à construção de uma solução;
  5. trabalhar de acordo com a zona próxima -trabalhar com situações problemas não problemáticas, mas sim de acordo com o nível intelectual de seu aluno.
  • Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.
  • Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem
  • Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.
  • Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão
  • Rumo a ciclos de aprendizagem
3.Conceber  e fazer  com que os dispositivos  de diferenciação evoluam;
Diante de oito, três, ou até mesmo um só aluno, um professor não sabe necessariamente propor a cada um deles uma situação de aprendizagem ótima. Não basta mostrar-se totalmente disponível para um aluno: é preciso também compreender o motivo de suas dificuldades de aprendizagem e saber como superá-las. 

  • Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma.
  • Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto.
  • Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades
  • Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo
  • Organiza-se subconjuntos
4.Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
Como trabalhar com a motivação dos alunos?
O prazer de aprender é uma delas, o desejo de saber é outra.

  • Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto avaliação.
  • Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos (conselho de classe ou de escola) e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos
  • Oferecer atividades opcionais de formação
  • Favorecer a definição de um modo pessoal do aluno
5.Trabalhar em equipe;
Saber trabalhar eficazmente em equipe; saber discernir os problemas que requerem uma cooperação intensiva, participar de uma cultura de cooperação, estar aberto para ela, saber encontrar e negociar as modalidades ótimas de trabalho em função dos problemas a serem resolvidos; saber perceber, analisar e combater resistências, obstáculos, paradoxos e impasses ligados à cooperação, saber se auto-avaliar, lançar um olhar compreensivo sobre um aspecto da profissão que jamais será evidente, haja vista sua complexidade.

  • Elaborar um projeto de equipe, representações comuns
  • Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões
  • Formar e renovar uma equipe pedagógica
  • Enfrentar e analisar, em conjunto, situações complexas, práticas e problemas profissionais
  • Administrar crises ou conflitos interpessoais
6.Participar da administração da escola;
O professor tem que fazer parte na administração da escola.

  • Elaborar, negociar um projeto da instituição
  • Administrar os recursos da escola
  • Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros
  • Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos

Vemos a participação dos alunos, por um duplo ponto de vista:
  • é o exercício de um direito do ser humano, o direito de participar, assim que tiver condições para isso, das decisões que lhe dizem respeito, direito da criança e do adolescente, antes de ser direito do adulto;
  • é uma forma de educação para a cidadania, pela prática.

Sendo assim:
  • a capacidade do sistema educativo de dar, aos estabelecimentos e às equipes pedagógicas, uma verdadeira autonomia de gestão;
  • a capacidade dos professores de não monopolizarem esse poder delegado e de partilhá-lo, por sua vez, com seus alunos.
  • Competências para trabalhar em ciclos de aprendizagem

7.Informar e envolver os pais;
Informar e envolver os pais é uma palavra de ordem e, ao mesmo tempo, uma competência.


  • Dirigir reuniões de informação e de debate
  • Fazer entrevistas
  • Envolver os Pais na Construção dos Saberes
8.Utilizar novas tecnologias;
  1. utilizar editores de textos;
  2. explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino;
  3. comunicar-se à distância por meio da telemática;
  4. utilizar as ferramentas multimídia no ensino.

9.Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão;
O professor deve dar a sua melhor aula, independente do que acontece com os dilemas da profissão.

  • Prevenir a violência na escola e fora dela
  • Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais
  • Participar da criação de regras da vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta
  • Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula
  • Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça

10.Administrar a própria formação contínua.
Segundo o autor administrar sua própria formação contínua é uma coisa, administrar o sistema de formação contínua é outra. Este último esteve durante muito tempo na dependência das administrações escolares ou de centros de formação independentes, principalmente as universidades. A profissionalização do ofício de professor recruta parceiros entre os poderes organizadores da escola, dos centros independentes de formação e das associações profissionais de professores.

“Seria importante que cada vez mais professores se sentissem responsáveis pela política de formação contínua e interviessem individual ou coletivamente nos processos de decisão”.



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